BIOGRAFIA


Avril Ramona Lavigne nasceu dia 27 de setembro de 1984 em Belleville, poucos anos depois mudou-se para Napanee, uma pequena cidade em Ontário no Canadá. Desde pequena já demonstrava um enorme talento para música cantando em igrejas e festivais de sua cidade, até mesmo em casa que foi quando recebeu o apelido de “pequeno pássaro cantante” de sua mãe.Ainda pequena, Avril ganhou um concurso de música de uma rádio local podendo assim, fazer um dueto com a cantora Shania Twain aonde se apresentou publicamente.
Após gravar o CD “Quinte Espirit”, Lavigne se aventurou e foi mais além se mudando para Nova York, deixando para trás a família e toda uma vida em Napanee. Chegando lá a moça conseguiu um contrato com LA Reid que ao ouvir a rockstar assinou o contrato de imediato.
Trabalhando cansativamente, a loirinha rejeitava a ajuda de produtores indicados por Reid pois queria escrever suas proprias músicas. Avril pegou novamente a estrada e foi parar em Los Angeles aonde teve seu primeiro contato com o rock aos 16 anos. Conhecendo o novo estilo musical ela deixou de lado o country e gospel. Depois de todas as músicas compostas o CD estava pronto para ser lançado com o nome de “Anything But Ordinary”, mas antes mesmo do disco chegar as lojas o mesmo foi trocado para “Let Go”, como conhecido atualmente. Seu primeiro single foi “Complicated” e surpreendeu a todos com tamanho sucesso, mantendo-se durante 5 semanas em 1º lugar nas vendas britânicas.
Sites, revistas, televisão e todos os meios de comunicação apontavam o nome da nova estrela do rock, a menina de 17 anos chamada Avril Lavigne.
Seu segundo single chegou em outubro, “Sk8ter Boi”. Junto com ele vinha o título de Sk8ter-girl além de vários prêmios como “Artista Revelação” no VMA, aonde se apresentou com “Complicated”.
8 milhões, esse foi o número de cópias que “Let Go” vendeu antes mesmo de 2003 ganhando 4 discos de platina.
Chegando então o novo ano, Avril foi indicada a vários prêmios importantes: Indicação ao Grammy com “Artista Vocal Feminino”, “Melhor Artista Revelação”, “Música do Ano”, “Melhor Performance Vocal Rock Feminino” e “Melhor Álbum Vocal pop”. Mesmo com tantas indicações e com o inicio de sua turnê “Try To Shut Me Up Tour” Avril não levou nenhum prêmio do festival.
“I’m with you” e “Losing Grip” seus últimos singles foram lançados com o espaço entre eles de 1 mês. Abril chega com a regravação de “Knocking On Heavens Door”, de Bob Dylan para o CD “Peaces Songs” para ajudar crianças vítimas da guerra como mostra o próprio video da música feito pela ex sk8ter-girl. Indicações e mais indicações para Avril a fazem levar 4 dos 5 prêmios dos quais disputou no Juno Awards e ainda pouco tempo depois gravar “Fuel” em homenagem a banda metálica para “MTV Incon”. Junto com a filha de Ozzy Osbourne, Kelly, Avril apresentou o VMA 2003.
Antes do inicio de 2004 Lavigne lança em novembro seu primeiro DVD. No ínicio do ano seguinte o primeiro single do novo álbum vaza na internet o chamado “Don’t Tell Me”. Em 25 de maio é lançado o novo e tão esperado CD “Under My Skin” mostrando uma nova Avril aos fãs. Antes do mesmo acontecimento Lavigne faz uma mini turnê por shoppings acompanhada de Evan, para divulgar o mesmo. Jesse anuncia que sairá da banda para dar lugar a Craig Wood ex-participante da banda GOB.
Voltando as acontecimentos de 2004, Avril é tirada do ar durante um programa da MTV ao mostrar seu dedo para as câmeras. Enquanto isso o novo álbum da loirinha já estourava em todo mundo. Em apenas uma semana já era disco de platina no Japão e a parada britânica, Billboard, registrava a vendagem de 3 milhões de cópias ocupando a primeira posição.
Mal voltara a mídia e a rockstars já era vítimas de boatos sobre sua vida pessoal e amorosa, que envolvia o vocalista da banda Sum 41, Deryck Whibley. Após “Don’t Tell Me” chega as lojas o segundo e o terceiro single do álbum “UMS”, “My happy ending” e “Nobody’s Home” respectivamente. O CD “Under my Skin” após 3 semanas alcança 50 mil cópias no Brasil. Chega outubro e os boatos sobre a privacidade da cantora aumenta, após ela ser vista recebendo um anel de Deryck em um estacionamento de supermercado.
“Fall to pieces” e “He Wasn’t” são os últimos singles lançados e após tantas especulações vem a confirmação de que a faixa 10 do álbum de Avril Lavigne não teria clipe. Mais um ano fechado com chave de ouro por Avril que durante o mesmo ganhou dentre tantos o premio “Melhor Artista Canadense”, no Much Music Awards 2004.
O ano de 2005 chegava trazendo váris surpresas, como o lançamento de “He Wasn’t” que se segurou mais tempo que “Complicated” nas paradas. O DVD com clipes e fotos chega após o lançamento do Dual Disk de “UMS” com todas as faixas normais do CD adicionada com 4 faixas bônus cantadas ao vivo.
As surpresas continuam e desta vez a loirinha faz um incrível dueto com Alanis Morrisette, no American Express Concert. Os boatos não param e desta vez eles dizem quem Avril estaria na lista para ser capa da revista “Playboy” que logo é provado o contrário e a animação dos fãs brasileiros sobre a possível chance de Lavigne vir se apresentar no país.
Especulações da saída de Matt Brann, o único integrante da primeira formação da banda, é seguida da pegadinha do programa Punk’d aonde a rockstar “causa” um acidente e é acusada pela dona do veículo. Os acontecimentos não param e Avril é flagrada saindo bêbada e fumando da famosa boate Spider Club com as amigas. Lavigne diz sim ao noivado com o vocalista da banda Sum 41 após ser flagrada aos beijos com o rapaz em Veneza.
Os meses passam e a confirmação dos shows no Brasil chegam. Bilheterias com ingressos esgotados, jovens enlouquecidos para o tão esperado dia, o show da ex sk8ter girl, na turnê “The Bonez Tour”.
21, 23, 24, 25 respectivamente em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, esses são os dias e locais da apresentação da loirinha. Avril encerra sua turnê com chave de ouro no Brasil atingindo seu maior público em São Paulo, 40 mil pessoas, e apos dois dias ela completa 21 anos de idades no dia 27 de setembro.
Em novembro a ela assina contrato com a agência de modelos Ford Model e surpreende a todos com fotos como nunca havia sido vista antes. No mesmo mês ela confirma a participação em dois filmes: “Over the Hedge” aonde iria dublar a pequena Heather e a atuação no filme “The Flock”. Em dezembro, é lançado apenas no Japão o DVD “Live at Budokan”.
2006 começa e Lavigne participa da camapanha Youth AIDS mostrando mais uma vez que pe uma pessoa solidária como mostrou gravando “Imagine” (música que ainda não foi disponibilizada ao público) no ano em que se passou em prol dos direitos humanos.Depois de lançado o primeiro single do seu novo álbum, Avril retorna as capas de revistas com ensaios bélissimos. Fevereiro é marcado pelo lançamento do seu videoclipe, “Girlfriend”, no qual vemos três Avril: uma nerd, uma punk e uma Avril real, além de conter uma pequena coreografia, algo atípico em Lavigne. Março chega com um show exclusivo para alguns sortudos. O show rolou em Calgary – Canadá e leva os fãs da loirinha a loucura, pois a mesma canta sete músicas inéditas do seu novo álbum. Mais para frente, Avril Lavigne se supera e grava o seu, até então, mais novo singles em oito idiomas: francês, inglês, alemão, italiano, mandarim, português, espanhol e japonês. No mês seguinte, Avril lança, no site Itunes, uma b-side do seu novo álbum, a música leva o nome de “I Will Be”. Para loucura dos fãs, o “The Best Damn Thing” vaza na internet, levando alguns faz a fazerem um movimento “eu não baixarei o ‘TBDT” antes do lançamento”, aumentando as expectativas dos mesmos. Posteriormente, Avril é capa de várias e várias revistas, incluindo a Arena, Seventeen, Bravo, Smack!, entre outras.pelos fãs pela internet. Avril passa a ser destaque nas MTV’s do mundo e o seu terceiro cd confirma o sucesso, aparecendo em 10º lugar na lista dos “10 melhores álbuns de 2007″ da revista “The Magazine”. Avril aparece no show do Jingle Ball 2007 e anima a platéia como vem fazendo sempre ao cantar seus sucessos.
Com mais um projeto no cinema, desta vez a cantora se envolve com o filme “Fast Food Nation”. Avril fecha as olimpíadas de inverno em Turin com um show acústico.
Sempre flagrado juntos Lavigne e Deryck decidem se casar no dia 15 de julho com uma cerimônia secreta que surpreende a todos, e o casal sai de lua de mel passando por vários países.
A moça some das lentes da mídia durante alguns tempos e volta com a aparição em revistas como Nylon e em uma revista espanhola para promover jóias.
Setembro chega e os shows inesquecíveis de Avril No Brasil completam 1 ano e ela completa 22 anos provando que já não é mais a mesma garotinha de antes, agora casada, de novo estilo e com planos fervendo para o novo CD que trará a loirinha à cena musical novamente. Apartir daí, uma nova fase começa na vida de Avril. O novo disco, um dos mais aguardados de 2007 é entitulado “The Best Damn Thing” e seu primeiro single chama-se “Girlfriend”. Agora sob a mira dos paparazzis, Avril volta definitivamente à estampar capas, matérias e artigos, todos citando o novo àlbum. Em janeiro, Avril foi ao telhado da boate Vipper Room, para fazer um ensaio de fotos, à frente de um painel com o nome de seu novo trabalho, o que poderia ser o ensaio do encarte. Porém, alguns paparazzis registraram a cena, o que provocou um tumulto. Algumas semanas depois, Avril aparece em entrevistas na televisão, falando sobre sua nova música, porém, o que chamou atenção foi uma mecha rosa entre o cabelo louro da canadense. E então, mais recentemente, a capa de “The Best Damn Thing” foi publicada na internet, revelando um cenário simples, completamente diferente do telhado da Vipper Room.
O próximo single de “The Best Damn Thing” é “When You’re Gone”, lançado em junho. Com um clipe e uma melodia muito sentimental, Lavigne conquista rapidamente o público. Completa-se um ano de casamento de Avril e Deryck. Mais para frente, com o suscesso do hit “Girlfriend”, Avril faz uma parceria com a rapper, Lil’ Mama, e é lançado o videoclipe “Girlfriend Remix”. Avril é acusada de plágio pelas canções “Girlfriend”, “Contagious” e “I Don’t Have To Try”.
O terceiro single do cd “The Best Damn Thing” é lançado. O videoclipe de “Hot” vaza na internet antes da data prevista e estréia no TRL na 8ª posição. Lavigne é indicada para o MTV Russian Awards e leva o prêmio. A lorinha ainda é destaque ao sair na capa da Flare Magazine em fotos exclusivas e concede uma entrevista. Nesse mesmo mês sai a notícia da vinda de Avril para a América do Sul em sua turnê mundial de 2008.
O mês de novembro começa bem. A canadense leva os prêmios de Melhor Artista Solo do Ano e de Música Mais Viciante, com o single “Girlfriend” no Europe Music Awards de 2007. Avril faz uma apresentação no “Whyski A Go Go” e o show é visto
O clipe de “Girlfriend” continua sendo premiado, levando a Platina na MTV Internacional por ter sido transmitido mais de 6.000 vezes durante o ano, aparecendo entre os “Melhores Clipes de 2007″ e na lista das melhores músicas da revista Rolling Stone. Outras músicas do cd também ganham destaque, como “Innocence”, que foi considerada uma de suas melhores composições.
2008 chega, um ano muito esperado não só pelos fãs, como pela própria Avril Lavigne.
Em Janeiro a banda “The Rubinoos” desistiu do processo contra a Avril, cuja alegação inicial seria o plágio do hit “Girlfriend”. No mesmo mês Lavigne “empresta” sua bela canção “I Will Be” (que foi muito elogiada por vários artistas como Katy Perry), para a cantora Leona Lewis, que lançou a mesma como single de seu novo álbum. O single ainda incluiu um clipe onde um ator da série Gossip Girl aparece contracenando com a cantora.
Como sempre a mídia “engravida” Avril Lavigne, mas a mesma desmente a nota com a frase: “não acredite em tudo que lê” e é com este conceito que o novo programa de Ashton Kutcher, “Pop Fiction” vai ao ar em Março, estreando com o episódio em que Avril vai a uma rua muito conhecida pelos artistas e paparazzis e compra numa loja de bebês algumas coisinhas. Com este acontecimento os paparazzis que a clicaram com uma barriguinha, que era falsa a mando do programa, confirmam sua gravidez. Avril ficou muito contente com o programa e sua repercussão com o mesmo, afinal, nem tudo que parece realmente é.
E as polêmicas que envolviam Avril Lavigne não paravam por aí, a cantora confirma três próximos acontecimentos: sua nova e animadíssima turnê, “The Best Damn Tour”, a estréia de seu novo single, “The Best Damn Thing” e o lançamento de sua linha de roupas, chamada “Abbey Dawn” para Julho de 2008.
Nesta nova fase de Lavigne a mesma encontra-se muito mais sexy e confiante, fato que se comprova ainda mais com seu novo ensaio fotográfico para a revista Maxim.
Nele a cantora aparece bem ousada e provocante. O ensaio repercutiu na mídia do mundo todo.
Com o passar dos meses, Avril têm cinco indicações à premiação Juno e ganha alguns prêmios como “Música favorita” no Kids Choice Awards de 2008, com Girlfriend.
É em Março que se inicia a “The Best Damn Tour”, sua nova e mais produzida turnê, em Victoria, BC, Canadá. Na mesma Avril aparece usando roupas com estampas de sua nova linha de roupas, cantando grandes hits, tocando guitarras personalizadas, violão num lindo acústico no meio do espetáculo, bateria e um piano rosa. A turnê ainda conta com um telão gigante de LCD, um palco bem maior do que suas últimas turnês e para a alegria dos fãs com uma passarela. Não podemos esquecer de mencionar que a banda de Avril foi revolucionada para esta turnê, tendo agora um tecladista (Steve Ferlazzo), dançarinas e dançarinas, dando um toque a mais nos shows de Lavigne.
Ainda no primeiro semestre do ano, o vídeo clipe de seu single “The Best Damn Thing” é lançado e Lavigne vai a programas de tevê como “Regis and Kelly” e de rádio como “Johnjay & Rich Show”, entre outros, para promover seu CD e conceder entrevistas, falando de sua nova turnê, Abbey Dawn, entre outros assuntos polêmicos.
Infelizmente Avril Lavigne não ganhou nenhuma das indicações que levou no início do ano para os “Juno Awards”, mas mesmo assim teve uma participação no CD lançado no Canadá pela premiação Juno, com seu hit “Girlfriend”.
Falando em lançamento, no mês de Abril a gravadora de Avril lança o “Control Room – Live EP”, contendo seis músicas da cantora.
Vários sites, revistas entre outros meios de comunicação elegem Avril em diversas listas, como por exemplo, a 37ª mulher mais sexy, de acordo com a lista da “FHM”, uma das 10 pessoas mais estilosas da música, segundo o “MSN Sympatico” e a canadense mais famosa e popular, conforme o site “Canadians.ca”.
Voltando a falar de sua espetacular turnê, que teve muitos de seus shows com ingressos esgotados, o concerto em Fairfax, EUA teve a participação especial de Evan Taubenfeld e Devin Bronson cantando na parte acústica do show a música “Don’t Tell Me”.
Foi em Toronto, Canadá que a gravação de seu novo DVD foi feita. No show Avril não fez nada de especial, querendo assim mostrar como é seu show normalmente.
Em Maio de 2008 Avril Lavigne tem laringite forte e a obriga a cancelar alguns shows de sua turnê, mas no mesmo mês a cantora voltou aos palcos com a “The Best Damn Tour” na Europa, pela cidade de Glasgow. Esse não foi o único problema que Avril encontrou com sua turnê, o show marcado para acontecer em Barcelona foi canelado, devido a uma greve de caminhoneiros que impedia a passagem de veículos pelas estradas de acesso à cidade.
Foi neste mês que “Innocence” foi lançada como singles nas rádios Norte Americanas e pela Europa, ganhando um clipe não oficial, gravado por fãs e transmitido apenas pelo programa TRL, da MTV. Sua composição “All Because of You” foi lançada pela dupla japonesa “Puffy Ami Yumi”, mas foi no mês seguinte que a nova artista da Disney, Demi Lovato fez cover da b-side do segundo álbum de Avril Lavigne, ‘Under My Skin’, a canção “Daydream”.
Junho, um mês de muitas surpresas e novidades. Lavigne fala com exclusividade para a “Womens Wear Daily” que estava entrando em parceria com “Procter & Gamble” para fazer uma fragrância com lançamento previsto para o segundo semestre de 2009. Terry McBride, anuncia a passagem da 3ª grande turnê da canadense por seis cidades da China, um feito histórico para um artista ocidental. Site oficial de Avril anuncia nove datas no Japão. É divulgada pela primeira vez a capa do DVD ‘The Best Damn Tour – Live in Toronto’ e a data de lançamento para o DVD estava prevista para 6 de Julho de 2008 e por fim, a linha de roupas da estrela, Abbey Dawn, tem finalmente as suas primeiras peças colocadas à venda nas lojas Kohl’s, nos Estados Unidos.
Em julho, Abbey Dawn ganha um site exclusivo e Avril vai à Alhambra, Califórnia para encontrar-se com fãs no lançamento oficial da marca, no país.

Surgem neste mês três novas músicas que seriam b-sides do álbum “The Best Damn Thing”, as mesmas, segundo “BMI Publishing”, foram escritas por Butch Walker, Kara Dio Guardi, Brian Howes e claro, Avril Lavigne e teriam os nomes de “You Got Me”, “Twist Of Fate” e “Running From Yourself”. Nenhum áudio delas foram divulgados até hoje.
Com a ‘confirmação’ dessas três músicas vem à dúvida: então o filme em que Avril estaria filmando, Twist Of Fate, que a mídia tanto falava, seria mentira? Não se sabe até hoje se esse filme realmente existiu, mas não podemos descartar a possibilidade já que há filmes que demoram anos para estrear nas telonas. Outro suposto filme em que Avril estaria participando é “Fahrenheit 451″, baseado no romance de mesmo título Lavigne interpretaria papel de Clarisse McClean. Os rumores nunca foram confirmados.
Deixando de lado esses rumores vamos aos fatos, fato é que Girlfriend, primeiro single de The Best Damn Thing ainda faz sucesso. O mais famoso site de vídeos, YouTube, pagou 2 milhões de dólares por direitos autorais à Avril Lavigne pelas mais de 92 milhões de exibições do vídeoclipe de “Girlfriend”, que se tornou o vídeo mais assistido da história do canal. Não passou muito tempo e Avril agradeceu seu fãs pelo acontecido e disponibilizou em seu My Space uma versão exclusiva do cover de “Adia” em estúdio.
Como divulgado pela equipe de Avril o DVD ‘The Best Damn Tour – Live in Toronto’ estrearia dia 06 de julho, mas não foi assim que aconteceu. Depois de muito desmarcar e marcar de novo a data de lançamento o DVD finalmente a estréia aconteceu em Agosto na Irlanda, causando muito alvoroço entre os fãs. Aqui no Brasil as livrarias ‘Saraiva’ foram as primeiras a disponibilizar o DVD aos fãs, tendo seu lançamento no dia 15 de Setembro.
Sobre a polêmica que revoltou alguns fãs, que seria o fato de nenhum DVD ter “extras”, o guitarrista Steve Fekete afirma que muitas cenas foram filmadas nos bastidores da turnê para serem incluídas no DVD. No entanto, essas cenas nunca foram lançadas e o DVD veio só com o show filmado em Toronto em Abril.
Com o lançamento do DVD e sua recente linha de roupas Avril ganham destaque em muitos sites, revistas entre outros meios de comunicação.
Chega o dia em que começa a turnê de Avril pelo Japão. Como anunciado antes, Lavigne fez nove shows no país e um show privado para 250 pessoas. Lá seu ônibus personalizado ganhou uma cara exclusiva para seus fãs japoneses. As novidades para os japoneses não param por aí não, é lá no Japão que o marido de Avril, Deryck Whibley fez participações especiais em seus shows, subindo ao palco e cantando um grande sucesso de sua banda, In Too Deep.
Em Outubro, Avril fez um show gratuito patrocinado pela Nokia e Deryck também fez uma participação especial no concerto, mas antes de sair do palco o cantor desmente todos os boatos que circulavam na mídia sobre a separação do casal, beijando Avril Lavigne na boca, na frente de todos. Foi neste mesmo mês que o casal foi flagrado saindo de um show da Madonna, onde fontes disseram que Avril era a mais animada da pista VIP, cantando e dançando todas as músicas do repertório da “Sticky & Sweet Tour”.
Mudando um pouco de assunto, como todos os fãs já devem ter percebido, Avril Lavigne é uma cantora que gosta muito de fotos, tanto de ser fotografada como de tirar algumas para guardar de lembrança. Foi em Outubro de 2008 que Avril assinou contrato com a “Canon Canadá”, fazendo comercias e fotos para a marca. Ela ainda comentou na festa de lançamento dos comerciais que foi muito fácil trabalhar com a marca, já que ela sempre usa a mesma, tendo uma câmera por perto nos seus momentos mais especiais.
Lavigne foi premiada três vezes pela “Sociedade dos Compositores e Autores Musicais” do Canadá com “Girlfriend”, “Keep Holding On” e “When You’re Gone”, pela grande audiência nas rádios do país.
2008 foi um ano muito movimentado para Avril Lavigne e seus fãs e a cantora em dezembro despediu seu agente, Terry McBride. É eleita a cantora internacional mais popular no Brasil pela revista Caras. A revista Maxim elege Avril Lavigne a 24ª mulher mais linda do mundo. E não deixando de ajudar os outros, Avril doou uma guitarra autografada e um pijama da sua grife Abbey Dawn para um leilão de natal para a fundação Make-A-Wish e a guitarra foi o item que mais rendeu no leilão.
Infelizmente os boatos que traziam Avril Lavigne ao Brasil com sua turnê “The Best Damn Tour” não se confirmaram, mas os membros da banda e acreditamos que Avril Lavigne também, querem muito voltar ao nosso país. O jeito é esperar pelo seu próximo CD.
Para fechar com chave de ouro este ano, Avril Lavigne surpreende a todos na capa da revista “Prestige” de Hong Kong com uma sessão de fotos exclusiva em que ela se transforma em boneca. Na entrevista que a cantora concedeu a revista, ela fala sobre seu sucesso, sua família, suas influências e entre outros assuntos sobre seu novo perfume e ainda nos adiante que a mensagem que quer transmitir com o mesmo é algo em torno de “alcançar as estrelas e seguir seu sonho”.
CONTINUA…